Quem somos


No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas possuem algum tipo deficiência. Ou seja, para 15% da população o direito de ir e vir, entre outros, não está sendo cumprido. E não é preciso caminhar muito pelas ruas de nossas cidades para observarmos o quanto estamos distante dos ideais de inclusão social, entende-se inclusão como adequação da sociedade à pessoa, e não o contrário. 
Diante da falta de políticas públicas eficientes, iniciativas comunitárias têm se tornado as principais responsáveis pelo atendimento às pessoas com deficiência, empreendendo soluções ousadas, inovadoras e de efetividade. Nesse contexto, situa-se o Centro de Reabilitação e Valorização da Criança - CERVAC, uma iniciativa essencialmente comunitária com atuação compreensiva e eficiente junto às pessoas com deficiências. Uma história que vem se construindo a partir da atitude decisiva de várias pessoas e de engajamento delas na luta por um mundo onde as diferenças sejam respeitadas e acolhidas.


Nossa história

Há 28 anos, o CERVAC começou a dar seus primeiros passos, a partir do nascimento de Gisele Carla, uma criança com síndrome de down e da iniciativa de três jovens da Comunidade do Morro da Conceição, em Recife-PE. Com o objetivo de conhecer melhor a população do bairro e descobrir possíveis casos de deficiências, eles organizaram e realizaram uma pesquisa, na qual detectaram 64 casos de crianças com algum tipo de deficiência física e/ou mental. O diagnóstico geral foi apresentado às famílias visitadas, a representantes de instituições e a grupos organizados da comunidade.



O desafio estava colocado e no final ficou acordado que aquela sauvel convivência, experimentada durante uma semana, não poderia findar ali. Ao contrário, deveria sim se transformar num cuidado solidário para com muita gente, sobretudo as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.


Em 27 de junho de 1988, inaugura-se á instituição que, num criativo e democrático processo eleitoral, ganhou o nome de Centro de Reabilitação e Valorização da Criança - CERVAC. A ideia era criar os caminhos possíveis e necessários ao desenvolvimento integral de pessoas com deficiências, oferecendo serviços de reabilitação e prevenção, onde as famílias e a comunidade fossem, também estimuladas a acreditar e participar do processo de reabilitação e inclusão social.

Aos poucos o CERVAC foi crescendo, se estruturando, se equipando e se capacitando, interessando a mais gente de lugares mais distantes, crianças e famílias necessitadas de cuidados e serviços, principalmente do carinho, das oportunidades ali disponíveis. Atualmente o CERVAC possui sede própria e uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, psicólogas, assistentes sociais, pedagogas, professoras, músicos, artes-educadoras e educadoras comunitárias, além de pessoas que cuidam da parte administrativa e manutenção da estrutura física.

Em 2016, o total de pessoas assistidas já chega a 300, vinda de diversos bairros do Recife, de outros Municípios da Região Metropolitana e interior do Estado, somando 10 mil atendimentos mensais.


MISSÃO
  "Servir ao pleno desenvolvimento das pessoas com deficiência, participando da efetivação e construção de políticas públicas, que lhes garantam melhor qualidade 
de Vida e inclusão social, em sintonia com as famílias, comunidades e o mundo".